E como o eu vou lidar com a exposição? Será que vale o risco?
Bom, se você atleta é um ser humano, eu tenho uma noticia: a terapia também é para você!
Aqui vale uma diferenciação entre a psicologia do esporte para a terapia. A psicologia do esporte atua no contexto esportivo, considerando as competições, o alto rendimento, trabalho em equipe, treinamento de habilidades psicológicas, consultorias e preparação mental para competições. Já a terapia, é o encontro entre o atleta e a psicóloga, no qual a psicóloga compreende o atleta primeiramente como ser humano, com seus medos, frustrações, inseguranças e transtornos.
Existem diversos motivos que alguém procura uma psicóloga e nem sempre é por causa de um transtorno. Terapia é um processo estruturado de apoio e autoconhecimento, no qual a pessoa e a terapeuta trabalham juntos para tratar questões emocionais, comportamentais e psicológicas. O objetivo da terapia é ajudar a pessoa a compreender melhor seus sentimentos, pensamentos e comportamentos, promovendo mudanças positivas e o bem-estar mental.
No cenário esportivo, principalmente em competições de alta performance, sabemos do nível de exigência esperado de um atleta. A psicologia pode prestar apoio e orientação para melhorar, não apenas seu desempenho esportivo, mas também sua saúde mental e bem-estar geral. Também ajuda a melhorar o desempenho esportivo, a resolução de problemas e tomada de decisões, gerenciamento do estresse e da ansiedade, promoção do bem-estar mental, prevenção de lesões, lidar com pressão e cobrança, aumento do foco e concentração, além do desenvolvimento pessoal e autoconhecimento.
Lembrando que todo processo de psicoterapia é confidencial e sigiloso, ético, respeitoso e respaldado pelo código de ética da Psicologia.
E ai?? Vai buscar terapia agora ou ficar para trás?