O esporte faz parte da vida de quase todos os brasileiros. Nossa cultura está permeada da prática esportiva, seja em família, escola, amigos da rua e até mesmo uma prática mais especializada como academias e escolas de treino. Desde o futebol, o esporte mais popular, entre outras modalidades, o esporte envolve disciplina, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento psicomotor, interações sociais, senso de pertencimento, conquistas e frustrações.
Os benefícios são inúmeros e redundantes de serem citados, entretanto, há um lado obscuro que atualmente atletas de alta performance estão trazendo luz a esse assunto “intocável”. Pressão, cobrança, exposição cada vez mais cedo, autocobrança, treinos exaustivos, medo, ansiedade, crises de pânico e até mesmo depressão. Alguns atletas já se pronunciaram publicamente sobre as dificuldades que assombram essa prática que é tão popular e bem remunerada que faz com que as pessoas não compreendam as dificuldades por traz dessa posição.
Atletas são antes de tudo, SERES HUMANOS, e é nesse âmbito, TAMBÉM, que a Psicologia se posiciona.
Além da atuação institucional em clubes, a terapia também se faz presente na vida desse atleta, que sofre dos mesmos problemas de um cidadão comum.
Se você é um/uma atleta e tem passado por dificuldades em sua performance ou vida pessoal, a terapia será sua aliada para a continuação e alcance dos seus objetivos.
Vamos juntos nessa!